Depois de não aguentar mais respondendo emails, mensagens no face, achei melhor jeito de ajudar foi escrevendo no blog.rs
Eu não desejo que siga a risca o que escrevo pois existem milhões de blogs que falam sobre isso e cada um com uma opniao e indicação para dar, o meu receio era escrever algo que nao batesse com a informacão daqui, mas acredito que explicando o basico não tera problema.
Primeiro ano morando em Dublin, eu conheci todo o tipo de pessoa, desde de gente que nao queria ficar mais de 6 meses e ficou mais de 2 anos, gente que queria ficar um ano e ficou so 3 meses, gente que jurava que seria facil e nao se adaptou e gente insegura que se adaptou no primeiro momento (euzinha é claro).
O que estou querendo dizer? Nunca leve na ponta da lapis o que as pessoas dizem, só pegue o que é importante para voce, pois cada um faz seu destino. Frases do tipo: Ah, vc deve so morar com Gringo…. Ah é melhor morar com Brasileiros pois são mais calorosos.
Para entender direito vou dar meu exemplo, mas não como um bom exemplo e sim dizer: O QUE VOCÊS NÃO DEVEM FAZER! Kkkkkk
Moradia
Como eu faço?
Voce poderá dividir uma casa com outras pessoas, tem a opção de escolher dividir o quarto ou não.
Ao alugar um quarto, voce precisa pagar o deposito que geralmente é o valor do aluguel. As contas de gas, luz geralmente vem em dois em dois meses, de internet todo mês. Por exemplo na minha casa eu tenho um custo de 80 euros a cada dois meses de conta.
Valores: 100 euros a 600 euros, isso depende da localização e de quantas pessoas quer dividir o quarto.
Lugares perto do Centro: D1, D2, D3, D6, D7, D8
Site de pesquisa: http://www.daft.ie/ , https://www.facebook.com/groups/classificadosdublin/
Eu escutei todo o tipo de gente, nos primeiros 6 meses eu so fiquei com brasileiros e de ganho so tive um amigo Irish, morei com um belga e um francês nos 4 meses, mas quase não conversavamos, pois ambos trabalhavam o dia todo e eu dividia o quarto com um belga. Fui procurar um emprego depois de 6 meses de estadia em Dublin quando a agua estava batendo na bunda, eu nunca sai na rua para procurar, somente em site de au pair. Trabalhei em duas familias sendo au pair, não vou dizer o motivo da saida para nao expor as familias com quem eu trabalhei. Ambas eu sai de forma amigável. ( Hoje eu nao procuro vaga para ser au pair e se eu precisar que trabalhar, de ultimo caso nao desejo trabalhar com a mae do meu lado, ja entenderam as entrelinhas né?)
Fui para o Brasil, voltei e quero dar uma chance para eu mesma para aprender de verdade.
Resumindo, cada um tira o proveito das situações, eu por exemplo, nao tirei nada, só das viagens feitas.
Vou dar um exemplo de comentários que voces ja devem ter escutado.
Morar com uma pessoa nativa ou outra nacionalidade?
Pontos positivos: Aprender mais rapidez a lingua comparando com alguem que mora com Brasileiros.
Pontos Negativos: Segundo alguns brazucas, dizem que algumas nacionalidades nao tomam banho e que sao frios demais.
Minha opnião: Vai de cada um e seu tivesse a oportunidade de morar de novo, moraria com nativo o outra nacionalidade, pois EU SO PEGO NO TRANCO, ja conheci pessoas tambem que morava so com brasileiros, mas tinham foco e por isso aprenderam. Fedidos ou nao, respeitar a diferenca e nao me desrepeitando ja esta bom demais.
Hoje estou morando em uma casa que tem uma Irish e um brasileiro.
Site de pesquisa: http://www.daft.ie/, https://www.facebook.com/groups/classificadosdublin/
Primeiro ano eu consigo falar Inglês?
Caro amigo, eu falo o basico e tem outros que falam fluente, existem pessoas que estão a 3 meses aqui e nao sabiam falar nada e hoje falam muito, como eu ja disse vai de cada um e o importante é foco, item que estou tentando aprender.
Emprego
Sua energia como esta? A velha historia, ja vi gente com um puta ingles e so conseguiu depois de 6 meses, batendo de PORTA EM PORTA, tive um amigo que o ingles dele era rasoavel entregou tres curriculos so por entregar, pois ele dizia que emprego ele nao estava tao interessado, so para ganhar uma graninha extra e arranjou o emprego na 1 semana.
Eu entendo que tudo voce atrai e que olhar dos outros e falar:
Puta que la merda porque o outro conseguiu e eu nao consegui?
Quanto mais falar, mas vai afastar aquele maravilhoso emprego de voce. (Manu! Clichê agora não! Mas estou dizendo isso, pois ate isso ja aconteceu comigo)
Quais os tipos de emprego que tem: Tem cleaner, waiter, Au pair, entregador de jornal, de folheto, atendente, tem de tudo.
Ah Manu, eu queria nada de subemprego….eu tambem queria, mas Euzinha nao tenho passport Europeu.. Com ele tudo fica mais facil. Segundo o povo daqui, existe uma regra na Irlanda que primeiro a vaga e divulgada para os Irlandes, depois de nao preenchida, divulgada para quem tem Passport Europeu e caso ninguem aparecer é somente divulgada para outras nacionalidades. Eu nao entendo muito isso, mas ja vi amigos com um otimo curriculo, chegar no processo final ser dispensado por nao ter o passaporte Europeu.
Para voce menina que tem medo de vir para ca em função de emprego? Au pair e a sua solucao! Aqui emprego disso e o que nao falta.
Não tem ingles para ser waiter? Ja vi gente que so sabia falar o hi e olhe lá, decorou o menu de cabo a rabo e se virou sozinho, vai do que voce atrai e o quao sortudo voce é. É claro que o ingles vai ajudar MUITOOOOO, mas nao deixe de procurar essa vaga so pelo fato de nao ter ingles, a burrada que fiz no primeiro ano. Voce deve estar pensando: Ok Boazuda, se é tanto da energia e de sorte, porque voce nao conseguiu? - Isso mesmo, eu to é precisando me benzer e começar a procurar de verdade...rs
Uma dica: INDICAÇÃO É TUDO! Rs
Sites de au pair:
www.greataupair.com
www.aupair-world.net
www.4familycare.com
www.aupairsite.com
www.eaupair.com
www.aupair24.com
www.easyaupair.com
www.aupairweb.net
www.gumtree.ie
www.kangarooaupair.com
Outros empregos
www.fas.ie
www.jobs.ie
https://www.facebook.com/groups/357528547627321
Escolas
Para os desavisados, 90% das escolas tem muitos brasileiros, algumas 100% em sala de aula, outras 40%, ate as mais caras! Eu digo que 60% sao Irlandeses que vivem em Dublin, 30% Brasileiros e 10% outras nacionalidades. Ao atravessar a rua voce escuta portugues, e dependendo do Bar, so tera brasileiro, dai vai de voce o filtro usar.
Precos: Variam, tem escolas que esta no valor de 1.000 euros ate 6.000 euros.
Tem escola de segunda a sexta tem aula, tem outras que é segunda a quinta e algumas 3 dias na semana, a lei obriga voce estudar 15 horas semanais.
A agencia que eu fechei faliu, nao aconselho voce fechar por conta propria, quando uma amiga veio para ca, eu que agilizei toda a papelada, mas no final das contas eu percebi que sairia mais em conta fechar por agencia, pois eles tem poder de barganha, a propria escola informa valores mais em conta para agencia.
Uma agencia boa e barata para fazer cotacao é a Gotolondon, eles te dao todo o suporte e pelo que em questao de custo beneficio eles sao bons.
Ah Manu, nao sei se vou me acostumar com a comida Irlandesa.
Prezado, se nao ta com saco de comer os nugets, batatas, comida congelada, sempre tem um mercadinho brasileiro pertinho de vc! Rsrs Restaurante é o que nao falta (Pratos por 5 euros!) e tem um Mercearia na Parnell que vende de tudo. Para voce que come ate pedra e se adapta com qualquer comida, supermercados como TESCO E LIDL, sao baratos e voce acha em qualquer lugar.
Sou mulher, quem vai tirar aqueles benditos pelos da virilha e tirar minha unha encravada!
Como eu ja disse, aqui tem de tudo, tem cabeleleiro otimo, tem manicure e esteticista! Aqui tambem tem lojas que vendem todos os produtos de beleza, alias nao estamos no fim do mundo!
Uma depiladora otima e barata que fica ainda no centro.
Nivia
https://www.facebook.com/profile.php?id=100002531774769
Roupa, o que levar?
Eu acredito que nao sou muito boa para conselhos de roupa, mas nao custa nada ajudar.
Meninas, compre todas as calcinhas do Brasil! Aqui homem se virar gay é porque tem razao! Brincadeirinhas a parte.
Pense em uma calcinha broxante! Agora multiplica por 10!Ate naqueles dias que o seu Chico vem, se voce usar uma calcinha Irlandesa, nem passando na frente de uma construção seu ego aumenta, voce ja se sente feia na primeira Esticada de pé.
Casacos, se voce nao tem grana para gastar e tem casacos otimos em casa, traga, mas se voce tem uns 100 euros para gastar, comprara dois casacos maravilhosos.
Sapatos e botas eu digo o mesmo para casacos.
Porém eu quando eu vim, nao trouxe nada, somente uma mala com os produtos de limpeza que eu vi que eu poderia comprar aqui, pois eu sabia que eu nao resistiria o desejo de passar pelo inferninho, que sao as lojas baratas Penneys, Dunnes e H&M tem muitas coisas na Zara em promocao e os precos nao tem nada comparado ao Brasil.
Final das contas quanto que preciso levar?
Lembrando que isso é estimatória, sendo que a cotação realizada foi por 2, 5 o euro.
R$ 2.000,00 de passagem
R$ 4.000,00 em uma escola mediana
R$ 375,00 taxa para o governo de imigracao para obter o Gnib ( 150 euros, visto de 1 ano)
R$ 375,00 seguro obrigatorio (somente cobre Irlanda) ( 150 euros)
R$ 7.500,00 ( 3.000 euros para comprovar para o governo que voce terá dinheiro para se manter)
Total: R$ 14.250,00.
Obs: Algumas pessoas pegam o dinheiro emprestado para poder provar para o governo e dentro de um mes devolvem, mas o melhor e ter o dinheiro ate voce poder procurar coisa melhor.
A taxa da imigracao e o comprovante deposito, tudo voces fazem por aqui.
Com isso tudo voce terá direito a 6 meses de estudo mais 6 meses de férias, já comece pegando um mapa e vendo os paises que pode visitar.
A companhia que é uma Mãe para os brasileiros de tão barata para viajar é a Ryanair. Acesse o site: http://www.ryanair.com/ie
Maiores informacoes de como funciona, tem um site legal chamado http://www.e-dublin.com.br/
Galera que pensa em estudar aqui, eu sei que voces tem mais duvidas, mas o dia de Chico Chavier de psicografar foi hoje, qualquer coisa me mande msg no face!
Ou se algum infeliz achou meu blog no google é so me add no face Manuela Lacerda, bjs até mais pessoal! :)
Hmmm otimas dicas!!
ResponderExcluirSe um dia decidir ir para Dublin ja sei onde/quem procurar... ;D
Pelo que li no blog vc esta mais q amando a Irlanda. Aproveite muito, sempre!
Saudades.
Beijos,
Kadu